Palavra da Presidente

Nossos projetos estão alcançando seus objetivos

Estamos começando o segundo ano de nossa gestão com a confirmação de que os nossos projetos estão alcançando seus objetivos e estamos preparados para dar início a novos desafios. Priorizamos a atuação na esfera legislativa e com isso alcançamos resultados efetivos para a Defensoria Pública, sempre com maturidade Institucional. Mas, também, não deixamos de provocar os órgãos superiores para que atendessem às demandas históricas da classe, alcançando o reajuste do valor das diárias, inclusive para distâncias inferior a 50km, pagamento de terço integral em casos de substituição/acumulação compartilhada, além de outras postulações. E não paramos por aí. Nossa atuação na esfera nacional, junto à ANADEP, tem se mostrado cada vez mais forte, tendo, inclusive, realizado a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de julho na nossa Capital.

Estivemos presentes no Congresso Nacional durante o enfrentamento à reforma da previdência e atuamos para que outras pautas que visam o enfraquecimento do serviço público e das carreiras de Estado não tenham êxito. Da mesma forma, os projetos que pretendem, nas diversas áreas, a consolidação de garantias, também são nossa prioridade. Entretanto, a atuação associativa não é voltada apenas para política; deve-se olhar para dentro.

Na última RevistAdpergs, salientamos o trabalho de educação preventiva e a criação da Comissão de Apoio e Prevenção à Saúde, com o objetivo de, a partir do estudo epidemiológico, partirmos para a segunda fase do nosso projeto, consultoria em saúde e clínica do trabalho. Estamos dando um passo inovador e do tamanho das nossas possibilidades para enfrentarmos este tema tão importante para as Defensoras e Defensores Públicos. Justamente, atentos à saúde emocional no trabalho e com o projeto que estamos desenvolvendo, acreditamos que a confraternização, o esporte, a cultura e a qualificação de todas e todos fazem a diferença. Para isso, estamos estimulando a realização dos encontros regionais e dos jogos de vôlei misto e de futebol, para que também ocorram no interior. A participação dos colegas é imprescindível para que se consiga realizar esses eventos.

Realizamos o CineDebateADPERGS sobre o filme “Central - O poder das facções no maior presídio do país”, e o 1° Encontro das Defensoras e Defensores da Região Sul, com a participação de colegas de todo o Brasil. Estamos organizando, também, os Fóruns Acadêmicos, para tratar da atuação da Defensoria Pública nas diversas áreas dos direitos humanos, com a primeira edição marcada para o dia 28.09, na IMED Campus Porto Alegre. Todos já estão convidados!

Esta edição da RevistAdpergs traz a inédita sessão dos candidatos ao Governo do Estado, oportunidade de colhermos o comprometimento e conhecermos um pouco do que se propõem em assuntos de interesse da classe e da sociedade. Nossas entrevistas também foram pautadas para fomentar o conhecimento da Instituição e do trabalho realizado por colegas de outros Estados, e a sessão "Em Pauta", traz artigo relevante para nossa atuação. Esperamos que gostem e estamos abertos sempre a sugestões pela CENTRAL DE ATENDIMENTO no site da ADPERGS.

Boa leitura!

adpergs tarja
Juliana Coelho de Lavigne
Presidente

Rua General Andrade Neves, 90, Sala 81
Centro – CEP 90010-210
Porto Alegre – RS
Tel.: (51) 3224-6282
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.adpergs.org.br