Palavra da Presidente

Foto: Sid Schimer

Estamos passando por um momento de resistência e reexistência. Assumimos a gestão para o biênio 2019-2020 sabendo que não seriam tempos fáceis e exigiam a união e a força de toda a classe. Agradecemos a confiança das associadas e dos associados que acreditaram no nosso projeto e consagraram a reeleição. Seguiremos com todo o empenho na luta pela garantia dos direitos e prerrogativas da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Mas não só isso, defendemos o fortalecimento da instituição e, por consequência, quem ganha é a sociedade gaúcha e brasileira.

A Defensoria Pública vem sendo reconhecida como a instituição mais bem avaliada do sistema de justiça e este crescimento vem do trabalho das Defensoras e dos Defensores. A valorização da categoria garante este reconhecimento. Estaremos, de forma independente, propositiva e combativa, atuando para melhores condições de trabalho, pois apenas números não nos representam - somos uma Instituição de pessoas e devemos a elas nossa atenção. Da mesma forma, a paridade remuneratória com as demais carreiras do sistema de justiça segue sendo nossa principal demanda. Para além, dando cumprimento ao comando constitucional, seguiremos na Assembleia Legislativa buscando a aprovação dos projetos que criam Defensorias Públicas Regionais nas Comarcas onde não existe atuação, bem como acabando com os deslocamentos, cujo trabalho se mostra desgastante e precário.

O acesso à justiça e à cidadania é nossa essência, a solução extrajudicial a nossa prioridade. Precisamos ter a consciência de que nosso trabalho somente se mostra efetivo quando alcançamos a população vulnerável, e principalmente quando damos voz aos anseios sociais de todas as ordens. É necessário que estejamos atentos e ao lado da sociedade. Todavia, nosso maior empenho é a associada e o associado, na qual  seguimos o projeto de gestão de ouvir todas e todos para uma melhor representação associativa.

Ainda, estamos melhorando nossas instalações, possibilitando às colegas e aos colegas utilizarem a sede, que agora conta com sala de apoio e banheiro completo, especialmente pensado para os que vêm do interior. Também privilegiamos a criação de um auditório que possibilite as qualificações, reuniões e confraternizações, com maior aproveitamento da sede administrativa, bem como possibilitando melhores condições de trabalho às colaboradoras da ADPERGS, com espaço adequado e proporcional ao quadro atual.

Não são poucas as mudanças e a transparência vem pautando nossa gestão. As lutas não param e os tempos difíceis exigem empenho para evitar retrocessos. E com esta vontade de assegurarmos, por todas as frentes, em que pese as tentativas de enfraquecimento da atuação classista, conquistas importantes para a categoria, respeito aos servidores públicos e a aproximação com a sociedade civil, daremos continuidade a mais este biênio de gestão.

Desejamos um final de ano de luz, força e esperança!

adpergs tarja
Juliana Coelho de Lavigne
Presidente

Rua General Andrade Neves, 90, Sala 81
Centro – CEP 90010-210
Porto Alegre – RS
Tel.: (51) 3224-6282
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.adpergs.org.br