Eventos Culturais da ADPERGS

Confraria das aposentadas e dos aposentados

Confraria das aposentadas e dos aposentados. Foto: Manoela Guterres - ASCOM/ADPERGS.
Foi promovida mais uma Confraria das aposentadas e dos aposentados. Na oportunidade, as colegas realizaram um passeio no Catamarã, e no final da tarde, happy hour no Restaurante Caisinho, em frente ao Guaíba. A presidente da ADPERGS em exercício, Maína Ribeiro Pech, acompanhou as colegas no evento.

Uma das atrações turísticas perto da capital, o passeio no Catamarã pelo Rio Guaíba - usado como meio de transporte - proporciona belas paisagens, além de ter um dos mais lindos pôr do sol. De um ângulo diferente de Porto Alegre, as colegas puderam aproveitar um passeio com vista surpreendente.

Após, o grupo fez um happy hour no Restaurante Caisinho, em Guaíba. O local, que reúne natureza com uma vista privilegiada do Rio Guaíba, proporcionou momentos de confraternização entre as colegas e reencontro das mulheres (aposentadas presentes) que criaram a Defensoria Pública do Estado do RS. Não faltaram histórias e lembranças de momentos eternos de Defensoria.

Seminário promovido pela ADPERGS aborda as mudanças paramétricas e estruturais na reforma da Previdência do servidor público

Especialistas na área previdenciária esclareceram às Defensoras, Defensores, servidoras e servidores, sobre a reforma da Previdência. Foto: Manoela Guterres - ASCOM/ADPERGS.
Especialistas na área previdenciária esclareceram às Defensoras, Defensores, servidoras e servidores pontos das mudanças paramétricas e estruturais na previdência do servidor público, as transições previdenciárias, a desconstitucionalização e a capitalização na perspectiva do serviço público, durante o seminário “Previdência ou Imprevidência?”, realizado no Auditório 19 de Maio, na sede da Defensoria Pública do Estado (Rua Sete de Setembro, 666 - Centro Histórico/Porto Alegre).

A presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, fez a abertura do seminário, evidenciando a importância no acompanhando e desdobramento da PEC 06/2019. “Estamos vivendo um momento de muita tensão, de preocupação com o futuro, e entendemos por bem organizar este seminário para informar aos colegas quais são as mudanças e os impactos que as servidoras e os servidores públicos podem sofrer com a reforma da Previdência e as medidas que estão sendo apresentadas pelo governo estadual”, afirma a presidente.

Também participaram da palestra o presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, desembargador Cláudio Luís Martinewski, auditor público externo do TCE/RS, vice-presidente do Ceape e secretário-geral da União Gaúcha, Filipe Costa Leiria e o desembargador Aymoré Roque Pottes de Mello. Depois das manifestações dos painelistas, foi aberto espaço para questionamentos.

Confira o seminário na íntegra no YouTube da ADPERGS:


Palestra sobre alzheimer é realizada na ADPERGS

Palestra Viver Convivendo com Alzheimer. Foto: Manoela Guterres - ASCOM/ADPERGS.
A ADPERGS realizou a palestra Viver Convivendo com Alzheimer, com a participação da colega aposentada Sonia Marina Abal Dias, na sede da Associação. O objetivo da palestra foi orientar as Defensoras e os Defensores Públicos que se encontram em situações de enfrentamento da doença. Segundo a colega, Sonia Marina Abal Dias, “a iniciativa teve o propósito de dividir com os colegas maneiras de lidar com este problema, principalmente no dia a dia de alguém que convive com a doença”.

A ADPERGS atua na prevenção à saúde, bem-estar físico e mental das associadas e dos associados, criando condições de trabalho adequadas para o exercício das atribuições.

7ª edição do Chá do Dia do Amigo reúne Defensoras e Defensores Públicos para confraternização

Diretoria da ADPERGS no Chá do Dia do Amigo. Foto: Manoela Guterres - ASCOM/ADPERGS.
Mais uma edição tradicional Chá do Dia do Amigo foi realizado no ano de 2019. Promovido anualmente pela ADPERGS, reuniu Defensoras e Defensores públicos aposentados e ativos para uma grande confraternização no Hotel Laghetto Viverone Moinhos - Casa Micheletto, em Porto Alegre. Num espaço tradicional e sofisticado, que carrega a história de imigrantes italianos, foram servidos chás, sucos, bolos delicados e doces requintados e saborosos.

Em um clima muito agradável e aconchegante, diversos colegas participaram do evento, que tem como intuito promover a integração da classe e debater assuntos pertinentes à carreira. Estiveram presentes a presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, a vice-presidente Administrativo-Financeiro, Grazziane Tonel, a Secretária-Geral, Jimenes Chimeli, a Diretora de Aposentados e Pensionistas, Zeida Zanotto e a Diretora de Interior, Maína Pech.

Para a presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne o evento promoveu integração entre colegas. “O Chá do Dia do Amigo é um momento de confraternização que vem se repetindo ao longo dos anos. Neste ano foi possível realizar o evento com ativos e aposentados, algo que engrandece a associação participativa e o contato entre os colegas.”

Durante a festividade, a diretoria da ADPERGS sorteou diversos brindes que foram fornecidos por apoiadores e empresas conveniadas da Associação, como sacolinhas com produtos da Belle Pharma, cadernos da laghetto, bolsinha da Tia Iara, além do voucher de desconto da Coliseu, distribuído para todas e todos.

Seminário e Jantar Comemorativo celebram os 25 anos da Defensoria Pública do Estado

Comemoração ao Dia da Defensoria Pública e 25 anos da Instituição. Foto: Sidnei Schirmer.
Em comemoração ao Dia da Defensoria Pública e aos 25 anos da Instituição, a DPERS e a ADPERGS realizaram um Jantar comemorativo. O evento reuniu Defensoras e Defensores Públicos e servidoras e servidores da Instituição de todo o Estado. Durante o credenciamento, o pianista Cezar Ferreira recepcionou todas e todos.

O Jantar 25 Anos da Defensoria Pública, oferecido pela ADPERGS, foi realizado na Sociedade Germânia, Salão Bavária (Av. Independência, nº 1299, bairro Independência, Porto Alegre/RS). Na ocasião, ex-presidentes da ADPERGS foram homenageados com a entrega de placas comemorativas individuais, parabenizando-os(as) por sua importante atuação para o fortalecimento da Defensoria Pública.

Estiveram presentes para receber a homenagem as Defensoras e os Defensores Públicos Maria Dinair Acosta Gonçalves, Genice Selaimen da Silva, Conceição Marilú Cardoso Carvalho, Ladislau Cochlar Junior, Maria de Fátima Záchia Paludo, Felipe Facin Lavarda e o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt.

ADPERGS participou da 15ª TTT

Equipe de octeto misto da ADPERGS na 15ª Travessia Torres-Tramandaí. Foto: Divulgação.
No ano de 2019, a equipe de octeto misto da ADPERGS completou com sucesso a 15ª TTT – Travessia Torres-Tramandaí. Dentre as 134 equipes inscritas, a Associação ficou na 31ª posição da classificação geral. No total, foram 82 km percorridos em 7h31min.

O objetivo da ADPERGS, ao desafiar os associados com a maior maratona gaúcha, foi incentivar a prática esportiva entre os colegas como forma de melhorar a qualidade de vida. Foram meses de treinos, alimentação regrada, prática de exercícios como musculação e corridas para aumentar a resistência física. Para a presidente da Associação, Juliana Lavigne, “o resultado da TTT é reflexo do trabalho em grupo e da superação dos desafios de cada um que participou desta proposta”.

Summer ADPERGS: Noite de confraternização no litoral

Confraternização com os colegas do litoral e região no Pallet Bar, em Xangri-lá. Foto: Divulgação.
Em fevereiro de 2019, aconteceu o Summer ADPERGS, que contou com a presença de colegas do litoral e região, em encontro especial no Pallet Bar, na praia de Xangri-lá. Foi uma noite de muita diversão e confraternização entre as associadas e os associados, com oferecimento de drinks cortesia, como as famosas caipirinhas no pote e clássicos como o Gin & Tônica. Para embalar a noite, o Pallet Bar trouxe o DJ Pimpo Contursi e o saxofonista Rafael Lima, que unem músicas modernas com o som clássico do sax.

Rua General Andrade Neves, 90, Sala 81
Centro – CEP 90010-210
Porto Alegre – RS
Tel.: (51) 3224-6282
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.adpergs.org.br