Perfil ADPERGS

"Sou instrumento para ajudar a vida das pessoas", com o Defensor Público Sandro Santos da Silva

Entrevista de perfil na comarca de Capão da Canoa. Imagem: ASCOM/ADPERGS.
Na Série Perfil da RevistADPERGS deste mês, o entrevistado é o Defensor Público de Capão da Canoa, Sandro Santos da Silva. A vida profissional de Sandro começou cedo, com 18 anos já havia passado no concurso da Secretaria da Fazenda, iniciando sua vida no serviço público. Depois de ter se formado em Direito na Ulbra-Torres/RS, Silva ingressou na carreira da Defensoria Pública, sendo empossado em 2004. Atuou nas comarcas de Júlio de Castilhos (onde iniciou seu trabalho como Defensor), Tupanciretã e Lajeado. Em 2008 foi classificado na comarca de Capão da Canoa, onde trabalha atualmente. Neste período, também atuou em Tribunais do Júri por todo o Estado, como nos municípios de Venâncio Aires, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Taquara, Sapucaia do Sul, Viamão, entre outros.

Atuação na Defensoria Pública

O Defensor contou que quando realizou o concurso da Defensoria Pública em 1999, não conhecia bem a atuação da instituição, além da ideia genérica do advogado que atende pessoas que não podem pagar pelo profissional. “Era uma novidade, hoje o reconhecimento que temos é fruto do trabalho dos Defensores”.

Quem o motivou a realizar o concurso para a Defensoria Pública foi o colega Marcelo da Silva, que na época conhecia a instituição e já se preparava para a seleção. Sandro refletiu sobre as condições de estudo na época “eu não fiz nenhum curso preparatório e por isso, hoje, eu posso dizer: quem pode se inscrever nos cursos da FESDEP, ajuda muito. Estamos falando de 1999, com internet discada só depois da meia noite e com alto custo, as coisas eram muito diferentes”.