Apoios

Fomento a atividades de capacitação

Desde junho, quando a nova diretoria tomou posse, há a decisão de apoiar vários eventos de capacitação para a melhoria contínua da carreira dos Defensores Públicos. Confira, a seguir, alguns deles e programe-se para participar dos próximos, pois este é um compromisso da gestão que está iniciando.

Gestão de Crises

A ADPERGS esteve presente na mesa de abertura do encontro de atualização técnicojurídica – Atuação da Defensoria na Gestão de Crises, Direito à Moradia e Pacificação Social – promovido pelo Núcleo de Defesa Agrária e Moradia da Defensoria Pública (Nudeam), no Auditório 19 de Maio do prédiosede da Instituição, na Capital. O evento ocorreu no dia 23 de junho. O curso faz parte das ações estratégicas do Projeto de Modernização Institucional da DPERS que, dentre suas diretrizes, projeta capacitar Defensores e servidores como meio de ampliar e qualificar os atendimentos prestados à população gaúcha.

Inauguração do CRMC

A presidente da ADPERGS, Juliana Coelho de Lavigne, e a vice, Bárbara Sartori, prestigiaram a inauguração do Centro de Referência em Mediação e Conciliação (CRMC), no dia 5 de julho, no prédio do Instituto de Previdência do Estado (IPERGS), em Porto Alegre. No discurso que marcou o lançamento do projeto piloto que tem como objetivo modificar o sistema de atendimento ao público que busca a Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento (UCCA) Família, Juliana enfatizou o papel do Defensor Público como agente transformador da sociedade.

Novas sedes da Defensoria Pública pelo Estado

A Diretoria tem apoiado as inaugurações de sedes da Defensoria Pública pelo Rio Grande do Sul. Em 13 de julho, Juliana Lavigne esteve em Sarandi para conhecer o novo espaço que conta com acessibilidade universal. O Defensor Público-Diretor Regional do município, Marcelo Martins Piton, informou que os dias e os horários de atendimento são de segunda a sextafeira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

No dia seguinte, 14, a presidente da Associação prestigiou a abertura da unidade de 208 m² em Erechim. Os dias e os horários de atendimento são de segunda a sextafeira, das 9h às 18h, com intervalos do meiodia às 13h. Na cidade atuam cinco Defensores Públicos: Aldo Neri de Vargas Junior, Angelo Turra Trevisan, Marcélia Cominetti Favarin e Raquel Fellini, além do Defensor Público-Diretor Regional, Leonardo Marcelo da Silva Darde.

Juliana acompanhou ainda a entrega da unidade aos moradores de Rio Pardo em 15 de setembro. Conforme o Defensor Público-Diretor Regional, Arnaldo França Quaresma Junior, a sede propicia um melhor acolhimento aos assistidos do município e aos cidadãos carentes de Pantano Grande, bem como aos privados de liberdade do Presídio Estadual de Rio Pardo. A força de trabalho é composta ainda pelo servidor Marcelo Gonçalves Lopes (técnico) e por estagiários.

Em Arroio do Meio, no dia 10 de outubro, a vice-presidente da ADPERGS, Bárbara Sartori, participou da solenidade de inauguração da sede que atende a população carente do Vale do Taquari. Para o Defensor Público local, Fabrício Azevedo de Souza, a iniciativa “serve de inspiração para continuarmos a trabalhar pela transformação da realidade social e pela garantia irrestrita dos direitos humanos”.

A unidade oferece melhores condições de trabalho e de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de sala de espera, gabinete privativo para atendimento com Defensor Público, banheiros funcionais e adaptados e ambiente administrativo.

Oficina de Parentalidade e Divórcio

Nos dias 17 e 18 de agosto, no auditório da AJURIS, em Porto Alegre, ocorreu a capacitação “Curso de Formação de Instrutores das Oficina de Parentalidade e Divórcio”. Promovido pelo Núcleo de Defesa das Famílias (NUDEFAM) da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPERS), o evento teve o apoio da ADPERGS e possibilitou aos participantes estudar as cartilhas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) utilizadas para lidar com conflitos familiares sem a necessidade do Poder Judiciário.

Capacitação “Plenário do Júri”

A capacitação “Plenário do Júri” para Defensores Públicos, promovida pelo Núcleo de Defesa Criminal (NUDECRIM), contou com apoio da ADPERGS. Foi realizada nos dias 27 e 28 de julho, no auditório do Banco Central do Brasil. Na abertura do evento, a presidente Juliana Coelho de Lavigne enalteceu a realização da capacitação “que há muito tempo já era demandada pelos colegas”. Ela ressaltou ainda que “a Defensoria Pública tem que estar sempre preparada como uma instituição que é reconhecida constitucionalmente como expressão e instrumento do estado democrático de direito para bem defender todos que respondem a um processo criminal”.

Capacitação NUDS

Dia 1º de setembro, a presidente Juliana Coelho de Lavigne participou da abertura da Capacitação do Núcleo de Defesa da Saúde (NUDS) da Defensoria Pública via Projeto de Modernização Institucional (PMI). O curso de aperfeiçoamento para Defensores e Defensoras Públicas foi realizado no auditório 19 de Maio, no 7º andar da DPERS, em Porto Alegre. A Associação apoiou o evento e providenciou o coffee break para os colegas. A Dirigente do Nuds, Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros, destacou que as diretrizes da capacitação foram projetadas a partir de questionamentos mais frequentemente direcionados ao NUDS pelos Defensores.

Capacitação Nudec e Nudecontu

Cerca de 90 Defensores Públicos participaram da capacitação “A Efetividade no Processo Civil – Conciliação e Tutela Antecipatória” promovida pelos Núcleos de Defesa Cível (Nudec) e de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletiva (Nudecontu) da Defensoria Pública no dia 29 de setembro, com apoio da ADPERGS, no auditório do Banco Central do Brasil, em Porto Alegre. O evento foi uma ação estratégica do Projeto de Modernização Institucional (PMI) que tem por objetivo à ampliação e à qualificação dos atendimentos prestados à população gaúcha. A vice-presidente da Associação, Bárbara Sartori, participou da mesa de abertura.

Capacitação Nudeca

Cerca de 72 Defensores Públicos participaram na sexta-feira (20/10), da capacitação “Defensoria Pública e Prevenção: A atuação para uma adolescência não conflitante com a lei”, realizada no auditório do Banco Central do Brasil, em Porto Alegre. O evento, promovido pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca) com o apoio da ADPERGS, foi mais uma ação estratégica do Projeto de Modernização Institucional (PMI) que projeta a ampliação e a qualificação dos atendimentos prestados pela Defensoria Pública à população gaúcha.
Rua General Andrade Neves, 90, Sala 81
Centro – CEP 90010-210
Porto Alegre – RS
Tel.: (51) 3224-6282
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.adpergs.org.br