Estender a Mão

Mãos que buscam e mãos que acolhem: um trabalho voluntário

Voluntariamente, uma vez por semana, um grupo formado por dez Defensoras Públicas aposentadas vai até alguma região carente de Porto Alegre para atender a população local. Em geral pessoas sem acesso e conhecimento para resolver questões como guarda, alimentos, falta de medicamentos, desapropriações, benefícios para idosos, entre outros. Este projeto, que em outubro iniciou sua 9ª edição, foi batizado de ‘Estender a Mão: Mãos que Buscam e Mãos que Acolhem’.

Ana Maria Nery Paes, Carmen Lúcia Dias, Conceição Marilu Carvalho, Jane Maria Pedrosa Roenick, Jussara Moura, Lisia Saint Pastous, Maria de Lourdes Mallmann, Maria de Lourdes Ribeiro, Magda Kopczynski Barros e Reny Pertille prestam orientações jurídicas e promovem ações de educação em direitos.

Esta 9ª Temporada do Mutirão de Orientação Jurídica pelo projeto Estender a Mão ocorreu na Vila Bom Sucesso, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A equipe de Defensoras Públicas aposentadas atendeu ao público no salão da Igreja Santa Catarina (Rua Santa Irene, 70, Parada 16), nos dias 30 de outubro e 7, 16 e 22 de novembro.

Para a coordenadora do Estender a Mão, Maria de Lourdes Mallmann, a iniciativa tem o objetivo de orientar juridicamente as comunidades carentes da cidade. “Fazemos a via inversa do normal. Vamos até a comunidade para ampliar, explicar e apresentar os acessos que o cidadão pode ter junto aos serviços da Defensoria Pública”, explica ela. No mês anterior, o bairro beneficiado foi o Bom Jesus, na Zona Leste da Capital, nos dias 11, 19 e 27 de setembro e 5 de outubro, sempre das 14h às 17h, no Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus (CECBJ - Rua Marta Costa Franzen, 101).

De 2015 até agora, mais de 800 famílias porto-alegrenses foram auxiliadas pelas Defensoras Públicas aposentadas. Em agosto, o 7º Estender a Mão atendeu 50 pessoas no bairro Santa Maria Goretti, no Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima).
Mais informações pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. br, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e e estenderamao@gmail. com, ou pelos telefones (51) 3210-9400 | (51) 99840-44502
Rua General Andrade Neves, 90, Sala 81
Centro – CEP 90010-210
Porto Alegre – RS
Tel.: (51) 3224-6282
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.adpergs.org.br