Palavra da Presidente

Uma nova revista para uma nova etapa da ADPERGS

Representar a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul é uma responsabilidade imensa. Isso se for possível mensurar. Ser Defensor Público é uma escolha de vida.

Ser associado da ADPERGS é uma escolha que vai para além do profissional, é pessoal. Valorizar a ADPERGS e fazer parte é reconhecer que a Defensoria Pública do Estado deve muito à atuação associativa. Lutaram e realizaram.
Hoje a Defensoria Pública é respeitada, importante e possui papel fundamental no estado democrático de direito. Mas precisamos fazer valer a luta e seguir em frente, em passos largos e velozes, pois o tempo e a distância já não são os mesmos. Mas, a par do imediatismo a que somos levados pelos meios de comunicação, não podemos deixar de lado a reflexão.

A pessoa humana, princípio de tudo, deve ser o centro de toda a nossa razão. Por esse motivo marcamos a nossa campanha em uma proposta plural, tendo como ponto de partida a participação do associado na criação de nossas propostas.
Para tanto buscamos ouvir os colegas. Sempre tivemos em mente que a Associação é indispensável para o diálogo e para o debate entre os colegas e especialmente com a Administração Superior.

A comunicação deve sempre estar ao nosso lado. E para nos comunicarmos, precisamos estar atentos aos novos canais. Nossa assinatura virou digital, nossa leitura é digital, nossa comunicação é digital. A tecnologia está em nós.
Entretanto, não podemos nunca esquecer que nada disso faz sentido se abandonarmos o teor humano. Nos relacionamos mas não somos vistos. Vivemos uma inversão de valores e essa inversão tem seu preço. E a nossa qualidade de vida está pagando. Nos preocupamos com os outros e nós nos tornamos o outro e precisamos ser ouvidos. Precisamos olhar para dentro. E, da mesma forma que a Associação foi fundamental para a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, e para todas as lutas classistas objetivando o nosso reconhecimento, a Associação deve assumir a responsabilidade pela qualidade de vida dos Defensores Públicos.

Não é por outro motivo que a primeira RevistAdpergs eletrônica tem como matéria de destaque a “síndrome de burnout”, tema que não é novo, mas ainda não tem a devida atenção. E não adianta apenas falarmos sobre o assunto, é preciso criar mecanismos de atuação conjunta para a redução dos danos.
Estamos trabalhando para isso. Seja no computador, no laptop ou no smartphone, esperamos que gostem e aproveitem a leitura.

adpergs tarja
Juliana Coelho de Lavigne
Presidente

Rua General Andrade Neves, 90, Sala 81
Centro – CEP 90010-210
Porto Alegre – RS
Tel.: (51) 3224-6282
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.adpergs.org.br