Dicas de Leitura

Direito Penal no Brasil e em Portugal

Culpa, Dolo e Culpabilidade

Organizado pelo Defensor Público e associado João Batista Oliveira de Moura, o livro “Culpa, Dolo e Culpabilidade à luz do direito penal brasileiro e português” foi lançado no dia 29 de julho, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. A obra reúne seis artigos sobre temas complexos de direito criminal brasileiro e português. O conteúdo demonstra ainda o quanto a estrutura jurídica do Brasil é uma herança lusitana. Além de Moura, assinam como colaboradores o Defensor Público Álvaro Roberto Antanavícius Fernandes, o Juiz de Direito Orlando Faccini Neto, o Juiz Federal Rafael Martins Costa Moreira, o Promotor de Justiça Rodrigo da Silva Brandalise e o Procurador da República Wellington Luís de Sousa Bonfim.

Quem tiver interesse pode adquirir o livro de 282 páginas pelo site www.jurua.com.br. A obra também está disponível em formato digital (e-book). Os associados podem consultá-lo na Biblioteca da ADPERGS.
O autor João Batista Oliveira de Moura é Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa (Portugal), Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul e professor de Direito Penal e Processual Penal.

Das frestas das labaredas – Poemas e escritos esparsos

Das frestas das labaredas

Nosso associado Waldemar Menchik Júnior reuniu 26 poemas “extraídos da alma”, como ele diz, e três crônicas oriundas do seu trabalho diário como Defensor Público e publicou-os no livro de 176 páginas intitulado “Das frestas das labaredas – Poemas e escritos esparsos”. Os textos revelam o autor e o conjunto do que foi haurido ao longo do tempo por ele, com verdade e afeto.
Para os colegas, Menchik indicou especialmente a leitura da crônica “Olhares Normais”, localizada na página 153. “Ela descreve um fato real, onde fica escancarada a dificuldade e a grandeza do nosso trabalho”, diz o escritor.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As ilustrações são de Sérgio Antônio Cunha e Leonardo Millani. O autor é natural de Guarani das Missões, casado com Maria Cinara Sanches, com quem tem dois filhos: Vítor Hugo e Luís Henrique. Menchik exerceu a advocacia privada por 11 anos e depois, após aprovação em concurso, assumiu como Defensor Público. Desde 2008, já atuou nas cidades gaúchas de Caxias do Sul, Estrela, Viamão e Santo Ângelo - que o adotou como Cidadão Honorário em 2015.

Uma jornada em busca de respostas

De volta ao pátio

O que você precisa viver para voltar a ter um momento de felicidade plena? A pergunta é o que conduz o livro escrito pelo Defensor Público de Marau e associado Elizandro Todeschini. Intitulado “De volta ao pátio”, a obra conta o cotidiano vazio do jovem Ilton, que acaba sendo conduzido a uma fantástica expedição pelas montanhas peruanas, tendo como destino a enigmática Machu Picchu.
Segundo o colega, Ilton está imerso em memórias de sua infância e de sua vida em família, pareado por histórias marcantes dos companheiros de trilha (oriundos de vários lugares do mundo) e cativado por lendas mágicas da cultura inca. Durante a aventura dramática, ele vai abrindo seu coração para encontrar respostas.

“De volta ao pátio” está na pré-venda no site da Editora Autografia (www.autografia.com.br/loja/pre-venda:-de-volta-ao-patio-os-livros-serao-entregues-apos-o-lancamento/detalhes) e conta com prefácio feito pelo colega Pedro Torres Lobo, Defensor Público de Veranópolis.

Comentários ao Novo Código de Processo Civil - Volumes 1 e 2

De volta ao pátio

A associada Defensora Pública Larissa Pillar Prado é co-autora da obra coletiva “Comentários ao Novo Código de Processo Civil - Volumes 1 e 2”, organizado por Elaine Harzheim Macedo e Cristiana Zugno Ribeiro. O coquetel de lançamento foi no dia 26 de setembro na sede da AJURIS, com sessão de autógrafos. Na ocasião, a Diretoria da ADPERGS prestigiou a colega que comenta os artigos 176 a 181 na referida obra. Os volumes 1 e 2 - com autógrafo de Larissa - estão à disposição dos associados na biblioteca da sede.

Confira o nome dos outros co-autores aqui.

Adriano da Veiga Medeiros
André de Moraes Xausa
André Luis Lacerda Centena
Ardala Corso
Bárbara Isoldi Voegeli Ghem
Camila Ferraz Ferreira
Carla Harzheim Macedo
Carolina Hess Almaleh
Caroline Agostini Veiga
Cristiana Zugno ***** Ribeiro
Daniele Viafore
Diogo Merten Cruz
Elaine Harzheim Macedo
Fabrício Barce Christofoli
Felipe Waquil Ferraro
Fernando de Lucca Coccaro Rodrigues
Guilherme Athayde Porto
Guilherme Puchalski Teixeira
Gustavo Morgental Soares
Helen Lentz Ribeiro Bernasiuk
Larissa Pillar Prado
Lenine Munari Mariano da Rocha
Liane Slaviero Ramos
Liniker Papke
Lilian Azeredo da Silva
Marcos Vinícios Jardim da Silveira
Marina Damasceno
Mário Luciano do Nascimento
Mayni Garrido Pereira
Pamella Araújo BiesseKz
Paola Roos Braun
Rafaela Faccioni Corrêa Brenner
****** Teresinha Vieira
Roberta Scalzilli
Shana Serrão Fensterseifer
Sérgio Gilberto Porto
Sérgio Augusto da Costa Gillet
Vinícius José Rockenback Portela

Envie sugestões!

É com o maior orgulho que divulgamos as obras lançadas pelos nossos associados. Envie suas sugestões para divulgação em nossa revista!
adpergs tarja
Rua General Andrade Neves, 90, Sala 81
Centro – CEP 90010-210
Porto Alegre – RS
Tel.: (51) 3224-6282
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.adpergs.org.br