Guazzelli

Carlos Frederico Guazzelli: a vida de um dos primeiros Defensores Públicos do Estado

Com 35 anos de Defensoria Pública gaúcha (DPE/RS), Carlos Frederico Barcellos Guazzelli carrega a história da instituição consigo. Atendendo assistidos desde antes da DPE/RS existir, ele traz os direitos humanos no sangue: seu pai foi o advogado que mais defendeu presos políticos no Estado durante a ditadura militar de 1964. Aposentado há quatro anos, Guazzelli, ou Bicó, como é chamado pelos mais próximos, formou-se em 1976, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 1974 na atividade, só tinha uma certeza quando o ano de 2014 chegou: não queria mais saber de audiências, sessões, gravata e terno.

Em três décadas de instituição, atuou em diversos cargos dentro da Defensoria. De 1999 a 2002, ocupou o cargo de Defensor Público-Geral, e realizou o I Concurso para a Defensoria Pública do Estado, que deu posse a mais de 100 novos Defensores. “Me orgulho muito de ter dado posse a esse pessoal que hoje está à frente da instituição.”

Guazzelli enxergou nos últimos dois anos de carreira o que iria fazer depois da aposentadoria. Em 2012, foi chamado pelo governador Tarso Genro para integrar a Comissão Estadual da Verdade. Lá, descobriu um novo prazer: escrever artigos unindo os temas direito e política. “Como a luta política foi transferida para a esfera judicial, essas coisas estão muito evidentes. Eu, modestamente, tento fazer uma reflexão mais crítica sobre isso”, assegura.

A produção de textos já é tão grande que ele está produzindo um livro para ser lançado no meio deste ano. Mesmo depois de deixar o ofício de Defensor, Guazzelli se preocupa em atingir com sua publicação, prioritariamente, o assistido. “Nós da área jurídica fazemos questão de sermos impermeáveis, ou seja, de não sermos transparentes com nossa linguagem. Nesta obra, quero atingir não só a comunidade jurídica, mas também o jovem, o assistido, o réu, e público em geral”, concluiu.

Rua General Andrade Neves, 90, Sala 81
Centro – CEP 90010-210
Porto Alegre – RS
Tel.: (51) 3224-6282
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.adpergs.org.br